CCIHorta

O Grémio do Comércio da Horta, foi fundado a 9 de Novembro de 1893 como resposta às necessidades de associativismo sentidas pelos empresários da época nas áreas do comércio e indústria.


A Revolução de Abril fez unir os comerciantes e industriais na defesa da integridade das suas empresas, face à crise gerada e que só a muito custo se conseguiram manter. Foi então a transformação do Grémio do Comércio da Horta para a Associação Comercial da Horta, pela alteração dos seus estatutos a 17 de Março de 1977.

 A passagem à actual denominação de Câmara do Comércio e Indústria da Horta - Associação dos Comerciantes, Industriais, Importadores e Exportadores das Ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo, deu-se a 24 de Janeiro de 1980. Actualmente a Câmara do Comércio e Indústria da Horta atingiu um estatuto de Instituição centenária com uma enorme experiência de associativismo e forte capacidade de mobilização dos seus associados em diversas àreas da economia regional.

 

É neste sentido que têm sido feito um grande esforço para que a Câmara do Comércio seja cada vez mais funcional e ajustada às necessidades dos seus associados, de que é exemplo a optima funcionalidade do Gabinete de Análise de Projectos de Investimento, Gabinete de Segurança e Qualidade Alimentar, Gabinete de Feiras e Eventos e o Gabinete Jurídico, ao que se associa o Núcleo Empresarial do Pico e o Núcleo Empresarial das Flores e Corvo.