top of page

Gabinete de Incentivos

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DAS EMPRESAS AÇORIANAS

 

Esta medida pretende apoiar a recuperação de empresas viáveis, mas com dificuldades de acesso ao crédito, contribuindo para a manutenção de postos de trabalho e para o aumento da competitividade das PME açorianas.

Pretende-se ainda criar estímulos ao redimensionamento e transmissão empresarial, criar condições para facilitar casos de sucessão empresarial, promover o acesso a soluções de financiamento adequados a processos de fusão e aquisição de empresas tendo em vista permitir que as PME açorianas alcancem a dimensão necessária para competir em mercados externos.

Este programa permite também a disponibilização de aconselhamento técnico, apoio à pré-avaliação do negócio, apoio na apresentação do negócio, divulgação de oportunidades de negócio junto de potenciais investidores e promoção de encontros de negócio com potenciais investidores, em conjunto com diversos parceiros.

O Governo dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, no dia 1 de agosto de 2013, celebraram um protocolo de cooperação, no âmbito da operacionalização do Programa de Revitalização das Empresas Açorianas. O Programa de Revitalização vai permitir que as empresas açorianas viáveis tenham condições mais vantajosas de acesso ao crédito, bem como aumentem a sua capacidade de exportação e incorporem maior valor acrescentado e contribuam para a redução das importações.

 

Este programa de revitalização de empresas assenta em duas modalidades de apoio:

 

  •  Reestruturação de Empresas

 

  • Concentração de Empresas

 

Reestruturação de Empresas

 

  • Visa apoiar a recuperação de micro, pequenas e médias empresas viáveis, mas com dificuldades de acesso ao crédito

 

  • Permitirá o acesso das empresas açorianas a consultadoria especializada, que as irá apoiar em processos de reestruturação, financeira ou de outra natureza, que se tornem necessários à sua recuperação.

 

Concentração de Empresas

 

  • Visa apoiar as empresas em processos conducentes ao aumento da competitividade, nomeadamente através de estratégias de crescimento por aquisição, fusão ou outras formas de redimensionamento empresarial, ou ainda investidores interessados na aquisição de empresas já existentes, empresários que estejam a planear a sua sucessão e empresas em fase de maturidade ou com ativos pouco rentáveis.

 

  • Será disponibilizado aconselhamento técnico e todo o apoio necessário em processos de estratégias de crescimento por aquisição, fusão ou outras formas de concentração empresarial, ou de sucessão em PME em fase de maturidade, ou ainda na facilitação de contactos de âmbito negocial ou no acesso a soluções de financiamento adequados a processos de fusão e aquisição de empresas.

 

bottom of page